Estrutura Bella Vita

A Fisioterapia em tempos de pandemia

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, desde 11 de março de 2020, o mundo passa pela pandemia do novo Corona vírus. Aqui no Brasil, paramos as atividades em sua grande maioria do dia 19 de março em diante. De lá pra cá praticamente toda a mídia noticia sobre a COVID-19. Infelizmente são publicadas muito mais notícias negativas do que positivas a respeito. Falam-se constantemente nos crescentes números que a doença alcançou, mas quase não se ouve falar a respeito das pessoas que já se recuperaram e de como o povo tem melhorado o seu comportamento no sentido de enfrentar essa situação.

 

Isso gerou um clima de pânico na população e fez a economia quase parar. Com exceção das farmácias e supermercados, quase todo o restante praticamente parou. O medo fez a roda parar de girar. Talvez o medo tenha sido bom até certo momento para fazer o povo refletir e levar a sério as medidas de higienização e segurança, porém como todo o excesso, acaba nos fazendo mal. Sabemos que é necessário encarar o problema de frente, pois o mundo precisa voltar ao normal.

 

Quando se fala em voltar ao normal, não quer dizer voltar ao que era antes. Agora nosso dia a dia precisa ser diferente. Medidas de higienização, distanciamento e de circulação usando máscaras, por exemplo, passaram em alguns lugares a ser uma determinação que nos ajudará muito a atravessar esse momento.

 

Os ambientes para a realização dos procedimentos devem estar bem ventilados, bem como as equipes de atendimento devem seguir os procedimentos de utilização do álcool em gel, máscara de proteção. Os materiais devem ser descartáveis, eletrodos individuais além da constante higienização dos ambientes e dos materiais de atendimento. Os atendimentos devem ser individuais e com o uso de toda a paramentação necessária orientada pela OMS em consonância com o Conselho Federal e Regional de Fisioterapia. Munidos de EPIs e protocolos de segurança adequados, temos assim voltado aos atendimentos. Sempre lavando as mãos, higienizando com álcool 70%. Cuidados necessários para o atendimento seguro tanto do paciente quanto do profissional.

 

Informações: Dra. Fernanda Morais Silva -CREFITO 10/183166-F | Fisioterapeuta

                    Dr. Marcos Chaves De Souza - CREFITO 10/56397-F | Fisioterapeuta

                    Dra. Stefanni Andrade moreira